sábado, 22 de março de 2008

Dulcineia del Toboso

Dulcineia del Toboso
Moinhos de vento en la Mancha
"-Ó senhora minha Dulcineia del Toboso, extremo de toda a formusura, fim e remate da discrição, arquivo do melhor donaire, depósito da honestidade, e ùltimamente ideia de tudo quento há de proveitoso, honesto e deleitável no mundo; o que estará agora fazendo Tua marcê?, Terás porventura na mente o teu cativo cavaleiro, que a tantos perigos, só para servir-te, quis por sua vontade expor-se? Dá-me tu novas suas, ó trifronte Lua, que talvez a estejas agora mirando com inveja..."
(...)
No decurso da Ceia perguntou D. João a D. Quixote que notícias tinha da Senhora D. Dulcineia del Toboso: se casara, se estava grávida, ou se, estando ainda donzela, se lembrava, sem deixar de guardar a sua honestidade e decoro, dos amorosos pensamentos do senhor D. Quixote.
Ao que ele respondeu:
- Dulcineia está donzela, e os meus pensamentos são mais firmes do que nunca: as correspondências continuam na sua antiga escassez, a sua formusura....
Dom Quixote de La Mancha, Por Miguel de Cervantes Saavedra, Lello & Irmãos- Editores.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tão intenso e unânime apelo merecerá, certamente, algum agravo, não Dulcineia ?
C., que subscreve o apelo (com efeitos retroactivos...)

César Paulo Salema disse...

Moinhos magníficos.Onde os encontraste, PM?

Passiflora Maré disse...

Encontrei os referidos moínhos, Com muita e paciência, trabalho árduo e lacrimejar de olhos, durante uma tarde em que me dediquei inteiramente à minha amiga Dulcineia, com quem partilhei as mesmas casas durante três doces anos.

Guilherme Salem disse...

Dulcineia dos nossos paladares e das nossas cumplicidades. Temos que, directamente, ir buscá-la e trazê-la até aqui. Cá para mim ela ainda não sabe deste espaço, senão já teria vindo deixar aqui os aromas dos seus cozinhados, a candura das suas palavras e a cumplicidade e aceitação incondicional da sua amizade e da sua compreensão. Ela, Dulcineia, é que, no fundo, nos aturava a todos sempre com um sorriso e a força da amizade e tolerância. Não há ninguém como ela. E nós sabemos isso.

Anónimo disse...

Como gostava também de saber novas tuas Dulcineia!
F.S.

Antonella disse...

Don Quixote era louco ou lírico? e mais, quantos Dons Quixotes não existem pelo mundo? quantos homens se enamoram de "Dulcineias del Toboso" e acham que mulheres como a personagem descrita por Cervantes, de pescoço curto, baixa e corcunda são maravilhosas ? basta sonhar e dar asas à imaginação, pena que existam tão poucos Dons Quixotes.... Antonella, Brasil