sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Em terra de cegos...




Estreou hoje (numa sala perto de nós) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, um filme de Fernando Meirelles, baseado no romance homónimo de José Saramago, com Julianne Moore (a quota magnólica, pois então!), Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Alice Braga, Danny Glover, Sandra Oh, Maury Chaykin, Don McKellar e Michael Mahone.


Depois de "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro", ambos fortemente comprometidos social e politicamente, o realizador brasileiro Fernando Meirelles regressa com um filme controverso baseado no romance homónimo de José Saramago, "Ensaio Sobre a Cegueira" (Blindness).
É sabida a relutância do escritor português em vender os direitos das suas obras para o cinema. Por essa razão, o produtor Niv Fichman, de quem partiu este projecto, e o argumentista/actor Don McKellar, não tiveram a vida facilitada.
José Saramago afirma que quando o livro foi publicado nos Estados Unidos, choveram propostas de quase todos os realizadores norte-americanos, uma verdadeira loucura, e que não levou nenhuma delas a sério.
Só face à insistência de Fishman e McKellar que o levou a aceitar recebê-los em Lanzarote, é que o escritor galardoado com um prémio Nobel acedeu a ver finalmente no grande-ecrã aquela a que muitos chamam a sua obra-prima.
Quando, há uns meses atrás, num visionamento privado, José Saramago viu uma montagem ainda não final do filme, o vídeo da sua reacção correu a Internet. Visivelmente emocionado, Saramago dizia a Meirelles "Fernando, estou tão feliz por ter visto este filme como estava quando acabei o livro".
Disse também ter gostado muito, muito, do que viu, apesar das más condições de imagem do visionamento.
"Ensaio sobre a Cegueira", o filme, não podia por isso ter melhor cartão de visita que o honesto apreço do autor do livro que lhe deu origem, pessoa que admiro na escrita e não tanto no carácter...
Com um estilo arrojado de filmar e uma fotografia fabulosa dirigida por César Charlone, o filme pretende aproximar o espectador da cegueira, envolvendo-o num mar branco de imagens sobre-expostas e reflexos captados sobre reflexos, brincando com a nossa percepção do mundo real. Para além disso, é ainda de realçar as interpretações electrizantes do grupo principal de actores.
"Ensaio Sobre a Cegueira" acompanha o destino de um grupo de homens e mulheres infectados por um vírus que os cegou completamente de um momento para o outro e ao qual deram o nome de "cegueira branca".
De forma a impedir que contaminem o resto da população, o governo decreta uma quarentena num hospital abandonado. À medida que o tempo passa, o número de infectados vai aumentando até atingir a totalidade da população e as condições no hospital, já de si más, tornarem-se insuportáveis.
Numa sociedade em que a visão é o sentido mais privilegiado, o caos e a degradação instalam-se rapidamente, e a verdadeira natureza do ser humano vem ao de cima quando a sobrevivência é a palavra de ordem.
No meio de tudo isto, há uma mulher (Julianne Moore) que permanece imune à doença e se torna a única testemunha visual de todo este horror. Recai então sobre os seus ombros a responsabilidade de cuidar do seu marido e de todos os que partilham consigo a mesma camarata.
Um filme profundo sobre a verdadeira essência e natureza do ser humano, como sugere a citação que José Saramago incluiu no seu livro: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara."
A não perder, mesmo pelos que vêem pouco...

4 comentários:

maria eduarda disse...

Já tinha lido o livro. Mesmo muito bom. Resta-me aguardar a chegada do filme. Concordo consigo quando se refere ao carácter de Saramago, por oposição à sua escrita,belíssima,carregada de simbologia.

Anónimo disse...

Je pense que le film suit la trace lu livre, je l'ai beaucoup aimé.Il est sorti depuis déjà quelques jours à Paris.
F.

Anónimo disse...

erreur de transcription: du livre et non LU livre.

Guilherme Salem disse...

Julianne Moore...uma das mais fantasticas mulheres do cinema...