terça-feira, 20 de janeiro de 2009

João A (esta vida de marinheiro)


A vida é, de facto, muito injusta, e muito curta.E tanto inútil por aí...algo horrivel para dizer, eu sei.
Sinto imenso a morte do João Aguardela...alguém por quem nutria uma grande admiração e carinho. Desejo acreditar que nos veremos novamente, algures, quando eu for para onde ele já está.
Uma homenagem emocionada.
Reproduzo uma foto e um texto que tirei da net.


João Aguardela com Sandra Baptista no tempo dos Sitiados, o grupo que lhe proporcionou o maior sucesso20 Janeiro 2009 - 00h30

Óbito: João Aguardela faria 40 anos em Fevereiro
Morreu artífice da música popular
João Aguardela, que em 1992 com os Sitiados pôs Portugal a cantar "esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim/rapara para parapa raparaparê’’, morreu no domingo à noite, em Lisboa, vítima de cancro. Tinha 39 anos (faria 40 em Fevereiro) e a sua morte deixa mais pobre a música portuguesa.


Orgulhoso da tradição musical portuguesa, João Aguardela foi um visionário, um artífice da música popular portuguesa. Como matéria-prima elegeu as raízes profundas, que depois casava com sonoridades contemporâneas. Em 1994, tal ousadia valeu-lhe o Prémio Revelação atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Além dos Sitiados, com quem lançou cinco discos desde a fundação em 1987 até 2000, a Aguardela se devem ainda vários outros projectos que tiveram a virtude de rejuvenescer a música portuguesa. Foram os casos de Megafone (recolhas etnográficas de Giacometti e José Alberto Sardinha com electrónica), Linha da Frente (cantando autores como Manuel Alegre, Ary dos Santos, Fernando Pessoa e Natália Correia, entre outros) e, mais recentemente, A Naifa, que conjuga o fado clássico com linguagens pop. Com este projecto lançou três discos, o último dos quais, ‘Uma Inocente Inclinação para o Mal’, data do ano passado. Exemplo da sua versatilidade (e disponibilidade), Aguardela fez ainda a banda sonora do documentário ‘Labirinto do Atum’.

O músico não quis velório e a cerimónia fúnebre realiza-se hoje (16h00) no cemitério do Alto de S. João, Lisboa.

1 comentário:

alfazema disse...

QUE TRISTEZA ME DEU

Li a notícia esta manhã e não queria acreditar........Já não fui a tempo. Que frustração esta de querer premiar alguém que parte antes de o fazer. Pensei que ele tinha todo o tempo, que podia ser sempre no próximo ano.
Que os anjos toquem boas músicas ....