sábado, 18 de abril de 2009

Mensagem 1000 - a caminho


O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.

Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Hoje falei com alguém que o faz anualmente. Senti-lhe o brilho na voz e o entusiasmo por aqueles dias de nudez espiritual.

É a mensagem n.º 1000 deste blogue.

Dedico-a à A.

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigada caminheiro, el camino se hace caminando.

Guilherme Salem disse...

Vi estas imagens num email que enviaram há tempos. Na altura achei-o demasiado deprimente porque unia o tamanho da cruz (que alguns abandonavam pelo caminho) com o tamanho do precipicio a vencer...tipo...quem deixou a cruz pelo caminho nunca alcançará o outro lado...
Mas não deixa de ser bonito e foi bem "postado"...Um abraço