segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O anti-nobel




Se a Bíblia é um manual de maus costumes, a cabeça desse senhor é um lugar muito mal frequentado...

17 comentários:

Diana Interalia disse...

Se amar desinteressadamente é um mau costume, então a Bíblia é, de facto, um manual de maus costumes...

P.P. disse...

Aprendi muitas coisas bonitas com a bíblia, até hoje não vejo que me tenha feito mal algum...

Guilherme Salem disse...

Nada...deixem.

Guilherme Salem disse...

Este senhor merece melhor trato
Mesmo que aquilo que diga vá contra as nossas formações cristãs.
A Biblia é, e facto, um nicho de vários horrores (genocidios, purgas morais, lutas insanes, violência divina - dilúvio, mSodomo e Gomorra - e guerras intestinas que nos fazem lembrar os dias de hoje. Mas é uma fonte de amor, resignação e despojamento...embora tenhamos que procurar isto entre toda aquela culpa, ignominia e decadência...
Cá para mim...deixemo Sr. Saramago em paz. Quem fica mal é quem o ataca...porque o que ele diz é inóquo...e ao atacar dá ideia que tocou nos pontos vulneráveis...
Deixem o Saramago em paz. e vão dar de comer a quem tem fome.

Guilherme Salem disse...

Este senhor ainda vai ocupar um lugar no Panteão Nacional, perto da D Amália, a não ser que deixe escrito que nunca.

Guilherme Salem disse...

P.P.: vai-se a ver e ainda não leu tudo. Não acredito que não enha descioverto ali doss e violência ( a não ser que ache justificavel,conforme o alvo.
Leia, e Leia e Biblia e o mais que lhe apeteça, mas não esqueça que a Biblia tem dos maiores horrores descritos...Desde o pobre Abrão que quase matou o filhopara provar a fé, até Sodoma e Gomorra (qual Hiroshima) feitasa em cinzas em segundos. Para não façar do dilúvio. Claro que a Biblia é uma fonte de amor e convivência. masa convenhamos que existem imensos episodios muito ao genero do terror.
Por mim, fascine-se e aproveite as coisas bonitas que aprendeu....as feias, já vi que não lhe deu grande atenção. Venha sempre.

Guilherme Salem disse...

Ai Deus....quantos erros no último post...nem sequer vou corrigir...fica o reconhecimento de tal fraca figura ortográfica.

Guilherme Salem disse...

Se o homem fosse PS ou PSD ou CDS estava tudo bem...seria uma extravagância da idade. Mas como assim, há sempre onde malhar....e ele até gosta...malhem....

Guilherme Salem disse...

Leiam a Biblia, ou o Kama Sutra, mas deixem-nos em paz ok ? era só o que faltava aqui....questões religiosas.... Vade Retro....se assim for saio daqui... desculpe P.P. vá á missa, reze por mim, mas a sua leitura da biblia, tal como a minha, não interessa a ninguém.
Avé para si. E aprenda coisas más. Fazem falta à vida.
Imagino o que virá por aí....WOW

Diana Interalia disse...

Fazendo minhas as sensatas palavras de um blogger «cada palavra tem uma grandeza autónoma e uma multiplicidade de sentidos que ganha vida em cada leitor», na constelação do sentir e do sentido que imprimimos às nossas experiências de vida. A controvérsia apenas surge para quem não distingue crença e de religião...

Jaime Martins disse...

A cabeça deste Senhor até é bem lúcida para a idade... Mas confunde é um pouco as coisas. Sempre confundiu, não é de agora! Mas um mérito ninguém lhe tira! Faz pensar, faz lêr, faz estudar: Contribui para o engrandecimento do Homem, contribui para o fortalecimento da fé, para quem a tem... Lança dúvidas, e a dúvida é a genese do conhecimento.Repudio qualquer manifestação de fundamentalismo. Venha de onde vier!

Bichodeconta disse...

Dependendo de que angulo e por quem está a ser visto e julgado.. Não julgue quem não conhece, esse homem de aspecto frágil que lhe parece com um cérebro mal ferquentado, é a pessoa mais genuina, mais humilde e mais humana que vive á face da terra. Quem lhe diz isto conhece este homem desde muito nova e no dia em que o conheci, disse de mim para mim, esta é a imagem de Deus se um dia voltar á terra. Passados mais de trinta anos posso confirmar o que pensei nessa altura.. fique bem, um abraço no desejo de que felizes sejam todos os seus dias..

César Paulo Salema disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César Paulo Salema disse...

Este homem fala com a superioridade de quem se julga deus na terra, depois de um nobel de trazer por casa.
Dispara a torto e a direito contra a lusitanidade que o gerou e que agora repudia.
Acho o indivíduo insuportável!
NObel para o Lobo Antunes, JÁ!

Diana Interalia disse...

Lobo Antunes seria, de facto, um excelente candidato ao Nobel!

Anónimo disse...

O grande senão do S para mim é que não sorri nem ri e parece que não existiu nele uma criança desengonçada que brinca a torto e a direito o mais que pode porque brincar vale uma eternidade e tudo passa

P.P. disse...

Gui,
ter-se-ia chocado com as perguntas que fiz à catequista aquando do crisma... soubera o Sr. Saramago disso e talvez o Caín tivesse sido escrito a 4 mãos... é claro que há muitos ódios, muito sangue, muita coisa de arrepiar na bíblia, mas o que me ficou gravado foi a parte boa, a parte do reconhecermos no outro um nosso irmão, um nosso semelhante... vermos um pouco de Jesus em todas as pessoas... e fazermos o bem sem olhar a quem não tem mal nenhum...Não se importa que reze por si em casa? É que não tenho tido muito tempo para ir á missa... mas considere-se desde já incluidíssimo nas minhas preces... De resto, tenho mais o que fazer que dar importância ao Saramago. Adoro lê-lo Gui, continue!