segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sangue negro


Aproxima-se a grande noite.
E vou conseguindo visitar os filmes mais nomeados.
Ontem, trouxe-vos o filme de Joe Wright.
Hoje o da outra "magnólia", Paul Thomas Anderson.


Não pretendo mais do que saudar, aqui, uma das melhores - talvez a mais poderosa- interpretações que vi sair do talento de um actor.
Daniel Day-Lewis é superlativo neste retrato de um outro "Citizen Kane", "bigger than life", em busca de "óleo" negro (um outro nome para o sangue da terra) numa América de princípio de século.
Day-Lewis, que só filma quando quer e com quem quer, casado com a filha de Arthur Miller, depois de um misterioso e atormentado romance com outro enigma do Cinema, Isabelle Adjani, arrisca-se a ser hoje o nosso (da aldeia global) melhor actor vivo.
Sem método.
Sem Strasberg.
Só com gana.

E com o sangue que acaba sempre por aparecer.
"There will be blood..."


Curiosidades sobre este filme:


- O realizador Paul Thomas Anderson declarou que assistiu a O Tesouro de Sierra Madre (1948) na noite anterior ao início das filmagens de "Haverá Sangue".

- Daniel Day-Lewis aceitou o convite para actuar neste filme por se ter tornado fã de Paul Thomas Anderson ao assistir ao seu filme anterior, Embriagado de Amor (2002). Segundo a produtora JoAnne Sellar, caso Day-Lewis tivesse recusado o papel, o filme não seria feito (vendo-o, percebe-se porquê).

- Daniel Day-Lewis teve um ano para se preparar para o seu papel.

- Paul Dano (o irmão disfuncional de "Uma família à beira de um ataque de nervos") declarou em entrevista que fora inicialmente contratado apenas para interpretar Paul Sunday, com outro actor sendo escalado para interpretar Eli Sunday. Entretanto após Dano rodar uma cena como Paul Sunday, o realizador Paul Thomas Anderson resolveu dar-lhe esta personagem, que era um papel bem maior. Posteriormente Anderson alterou o argumento de forma a que Paul e Eli Sunday fossem gêmeos idênticos, o que permitiria que Paul Dano interpretasse ambos.

- Dillon Freasier não era um actor, mas um estudante que vivia próximo da localidade onde foram feitas as filmagens. Os produtores tiveram de convencer a sua mãe para que o garoto pudesse interpretar H.W. Plainview (o filho do nosso herói) no filme. Como não conhecia Daniel Day-Lewis ela alugou "Gangs de Nova Iorque" (2002) e, após assisti-lo, ficou horrorizada com a possibilidade do filho conviver algum tempo com o homem que viu no filme. Foi então que os produtores lhe forneceram uma cópia de "A Idade da Inocência" (1993), também protagonizado por Day-Lewis, no qual interpretava um homem mais do que gentil.

- As filmagens ocorreram entre 5 de Junho e 25 de Agosto de 2006.

- O 1º diálogo do filme apenas é dito após 11 minutos e 33 segundos.


Sem comentários: