segunda-feira, 3 de março de 2008

Este filme não é para todos


Ela soluçava. Abanou a cabeça. E todavia, embora eu te pudesse ter dito de antemão como é que tudo isto iria terminar, achei que não era excessivo proporcionar-te um derradeiro lampejo de esperança neste mundo, para te alegrar o coração antes que tombe o véu, as trevas. Compreendes? Oh, meu Deus, disse ela . Oh, meu Deus. Sinto muito. Ela olhou-o pela derradeira vez. Não és obrigado, disse. Não és. Não és. Ele abanou a cabeça. Estás a pedir-me que me torne vulnerável, e isso é coisa que eu nunca poderei fazer. Só tenho uma maneira de viver, que não admite casos excepcionais. Uma moeda ao ar, no máximo. Sem grande utilidade, neste caso. A maioria das pessoas não acredita que possa existir alguém assim. Isso deve constituir para elas um grande problema, como facilmente entenderás. Como levar a melhor sobre uma coisa cuja existência nos recusamos a reconhecer. Compreendes? Assim que eu entrei na tua vida, a tua vida terminou. Teve um começo, um meio e um fim. O fim é agora. Dirás que as coisas podiam ter sido diferentes. Que podiam ter corrido de outra maneira. Mas o que é que isso significa? As coisas não correram de outra maneira. Correram desta. Estás a pedir-me que desminta o mundo. Percebes? Sim, disse ela, a soluçar. Percebo. A sério que percebo. Ainda bem, disse ele. Óptimo.
Depois deu-lhe um tiro.
De Cormac McCarthy, chega-nos este assombroso "No Country for Old Men".
Em livro.
E em filme.
Este último magnífico em despojamento visual, em contenção emocional, em violência poética, em sangue desmedido, em diálogos virtuosos e em actores superlativos.
Ainda bem que nem todos gostaram dele.
Eu... amei.
Em tempo:
não se esqueçam de ler "A Estrada" do mesmo autor.

3 comentários:

Guilherme Salem disse...

Por momentos, até perceber que era uma citação, assustei-me....sabes porquê...pareceu muito real.
Estive sem net (sim acontece a todos) e tive um fim de semana muito ocupado.
Gostei de te ler e ouvir...Um Abraço. Gui

Guilherme Salem disse...

Já agora...já li "A Estrada"..anything else ?

Anónimo disse...

De McCarthy estão também editadas em Portugal obras como "Meridiano de Sangue", "O guarda do pomar" e "o filho de Deus".

Acabei de saber que "A Estrada" ganhou o Pulitzer deste ano.

LV