domingo, 24 de agosto de 2008

Diamante


Foto de Sebastião Salgado


Um Hindu chegou aos arredores de uma aldeia e aconhegou-se para dormir, debaixo de uma árvore. Mais ou menos por essa altura, chegou a correr um habitante da aldeia que lhe disse, quase sem fôlego:
- Aquela pedra! Eu quero aquela pedra.
- Mas que pedra? - pergunta-lhe o Hindu.
- Ontem à noite, eu vi Shiva num sonho, e ele disse-me para eu vir aos arredores da aldeia, ao pôr-do-sol, que aí estaria um Hindu que me daria uma pedra muito grande e preciosa que me faria rico para sempre.
Então, o Hindu mexeu na sua trouxa, tirou uma pedra e disse:
- Provavelmente é desta que ele te falou, encontrei-a num trilho da floresta, há alguns dias, podes levá-la!
E acabando de falar entregou a pedra. O homem olhou maravilhado para a pedra. Era um diamante e, talvez, o maior jamais visto. Pegou, pois, no diamante e foi-se embora. Mas, durante a noite, o homem virava-se e revirava-se na cama, sem conseguir dormir. Ao romper do dia foi ver novamente o Hindu, acordou-o e disse-lhe:
- Eu quero que me dês a riqueza que tornou possível desfazeres-te de um diamante tão grande, com tanta facilidade!

Conto e lendas orientais.

Sem comentários: