sábado, 29 de agosto de 2009

Allo, allo, é obra prima...




Por esta altura, o realizador Quentin Tarantino dispensa já apresentações, tal o culto que foi atingindo a cada filme que escrevia e dirigia.
Por esta altura, será também fácil distinguir um filme de Tarantino dos restantes.
E este "Inglorious Basterds", ame-se ou odeie-se, é um filme de Tarantino, do princípio ao fim. Auto-indulgente, politicamente (e historicamente) incorrecto, apostado em reinventar géneros, repleto de referências cinéfilas e musicais certeiras, e de diálogos deliciosos que fazem - por si só - magia e criam conjuntamente com planos bem medidos uma tensão esmagadora no espectador.
E claro, acima de tudo, nunca se levando demasiado a sério, e lá está, nunca negando certos prazeres que noutros contextos pareceriam disparatados... e pretenciosos, mas aqui, não se sabe bem porquê, caem que nem ginjas.
Eis a magia de um filme "à Tarantino" a funcionar pela sexta vez consecutiva.
Do elenco "multinacional", repleto de algumas estrelas (que aqui têm a hipótese de mostrarem um lado mais solto), há que destacar sem dúvida o até agora desconhecido Christoph Waltz, que rouba atenções num papel de um Coronel das SS, destinado a figurar como uma das personagens mais icónicas dos últimos anos. Vem OSCAR pela certa...
"Basterds" dificilmente converterá detractores, satisfará os puristas, e quem esperava (mais) um filme de guerra convencional, mas para quem sempre esperou e desesperou por um filme sobre a 2ª Guerra Mundial que se desviasse mais do campo de batalha, para variar, este será "O" filme a ver, e a reter para o futuro.

Bravo, Sr. Tarantino. Esta pode até não ser a sua obra-prima, mas andará lá bem perto...

(André Gonçalves)


Sublinho por baixo.
O coronel Landa é de gritos - fabulosa criação de Waltz.
E que boa surpresa uma Melanie Laurent.
E tanta referência ao Cinema que amo e venero (e que ele também ama)
Icónica q. b esta fita...


O melhor: O talento inesgotável de Tarantino e as suas opções certeiras que tanto farão inveja a muito jovem realizador.

O pior: Pode ser confundido como um filme de guerra sério. E a tradução para português- uma lástima!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois amanhã saro esta curiosidade

Anónimo disse...

Concordo***** banda desenhada cinema de animação cabeça crescida de criança, até a atrocidade é "risivel"...a Estética muito própria. Valeu. Viva a arte 7

Anónimo disse...

nota máxima para Tarantino. Genial!