segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A cor da fogueira


Quero que saibas uma coisa.
Tu sabes como é:
se olho a lua de cristal, os galhos vermelhos do outono em minha janela,
se toco junto ao fogo as impalpáveis cinzas
no corpo retorcido da lenha,
tudo me leva a ti,
como se tudo o que existe:
aromas, luz, metais,
fossem pequenos barcos que navegam em direção às ilhas tuas que esperam por mim.
Agora, bem,
se pouco a pouco tu deixares de me querer
pararei de te querer
pouco a pouco.
Se de repente me esqueceres
não me procure,
pois já terei te esquecido.
Se consideras violento e louco o vento das bandeiras que passa por minha vida
e decidires me deixar às margens do coração no qual tenho raízes,
lembra-te
que nesta dia,
a esta hora
levantarei os braços e minhas raízes partirão em busca de outra terra.
Mas
se em cada dia,
cada hora,
sentires que a mim estás destinado com implacável doçura,
se em cada dia levantares uma flor em teus lábios para me buscares,
oh meu amor, oh minha vida,
em mim todo esse fogo se reacenderá,
em mim nada se apaga ou se esquece,
meu amor se nutre do seu, amado,
e enquanto viveres
estará em teus braços
sem deixar os meus
Pablo Neruda

3 comentários:

DI disse...

Pablo Neruda, um poeta que reacende o nosso sentir pela beleza e intensidade das palavras... Sentimos o vento frio, o fogo doce, o querer e o não querer...
Lindo poema! Boa escolha.

Anónimo disse...

Que bom P. eu adoro Pablo Neruda !
" tudo, amigo, o fiz para ti.Tudo isto
que sem olhares verás na minha casa vazia:
Tudo isto que sobe pelos muros direitos -como -o meu coração- sempre buscando altura."

"Saudade - o que será ...não sei ...procurei sabê-lo em dicionários antigos e poeirentos e noutros livros onde não achei o sentido desta doce palavra de perfis ambíguos"

( Pablo Neruda, in Crepusculário, tradução de Rui Lage).

Espero que goste são os meus preferidos.
Boa noite
Tenho nome de Flor

César Paulo Salema disse...

Boa noite Flor sem nome.
Também amo o Pablo.
Hoje saimos - a C precisa de andar, por conselho médico. Espero que não tenha feito mal...