terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O amor é uma pomba louca



AMOUR de Michael Haneke transporta-nos para o ocaso das vidas que se passam defronte a nós, dentro de nós, como passaportes de uma mortalidade que se crê vâ e melancólica, sempre à espera do fechar da cortina, do final do concerto de Shubert (que se ouve lucida e exaustivamente pela tela dentro), da prisão daquela doida pomba que nos entra pelo peito dentro, pela janela fora e que não somos capazes de manter aprisionada. É um homem que ama uma mulher, musa dos seus dias, é uma mulher que ensina Bach e Beethoven a quem a quiser ouvir. É o crepúsculo dela à beira de um sorriso dele, que dela cuida como porcelana, sem querer que mais ninguém lhe toque. E dela trata, lavando-a, erguendo-a das cinzas até ao último dos recursos e da decisão mais fatal porque mais libertadora. Não há filhos ou filhas que o prendam, há apenas um suave milagre erigido do amor dos homens e das mulheres que se amam para além da vida, por altura da morte, por causa da morte feita vida ou da vida à espera da morte...

Magníficos Trintignant e Riva numa sonata de outono a ver e a rever...
Porque «sur le pont d'Avignon, on y dance!»...
Até que a morte nos reúna e nela se faça vida!

1 comentário:

Anónimo disse...

Magnífico comentário...
Filme difícil... como as vidas e a morte!
carmo